quinta-feira, 13 de abril de 2006

Grécia

A Civilização Grega ainda hoje fascina muitas pessoas.
Actualmente a a Grécia, por muito cliché que possa parcer esta expressão, é um país de contrastes. Estes antagonismos vão desde a paisagem, a maneira de vestir das pessoas, ao cheiros, às crenças...

Podemos falar da Grécia de Atenas...aquela que aparece nos livros de história, com os seus templos e deuses. Podemos falar da Grécia do Norte, com a sua cidade geometricamente organizada de Thessaloniki. Podemos ainda falar da Grécia das pequenas vilas, em que todos se conhecem, e estão perdidas no mapa, só os gregos conhecem, só se ouve grego.
A Grécia de Atenas, aquela que é mais conhecida, e onde todos visitam o berço da civilização, onde filósofos viveram e pensaram. Andar por aquelas ruínas faz-nos arrepiar e pensar que estão ali seguras há imenso tempo...O que pode também arrepiar é toda aquela poluição que se vê do alto do Parthénon. Numa cidade que se perde no horizonte paira uma nuvem de sujidade ao alcance da vista, e dos pulmões de todos. Mas descendo até ao bairro da Plaka, almoçar por lá, tirar fotografias junto ao senhor das sandálias, faz parte da visita turística de Atenas.
Para além disto ir ver o famoso render da guarda com os seus ponpons e beber um Frappé numa bela esplanada completam qualquer visita guiada por Atenas.
Mas se continuarmos a andar a pé pela cidade podemos observar os vários edificios, sendo mais curiosos podemos entrar e ver o que é...A não perder é a Universidade de Direito de Atenas (a única dentro da cidade)...um local onde com sorte poderão assistir a concertos de um qualquer coro mais ou menos arrojado na sala Sócrates (que é bem bonita).
Tenham cuidado a escolher o hotel...é um facto que Praça Omonia é muito central. Tão central...que de noite é o centro de droga. Não escolham também os hóteis junto à estação de comboios, o preço é alto e não vale a pena.
A Grécia de Thessaloniki é mais jovem e fica a 8 horas de comboio de Atenas. Uma viagem engraçada para quem gosta de autenticidade no destino para onde vai.
Thessaloniki é uma cidade que transpira vida e juventude. Limpinha, á beira mar. Com imensas esplanadas, lojas de todas as marcas para quem quer fazer compras e um ambiente que deixa qualquer um bem disposto.
Ninguém se perde em Thessaloniki, as ruas parcem geometricamente traçadas, para visitar temos as igrejas ortodoxas por toda a cidade, e a Torre da cidade, (imperdivel pela sua vista). Os hóteis são todos centrais e com bons preços, não aconselho a pousada de jeventude. O melhor que podem fazer é andar a pé pela cidade, quer seja de dia ou de noite porque é uma cidade, e apreciar a cidade.
Para visitarem algo mais ali á volta procurem a estação de autocarros. Não se assustem, tem mau aspecto, não usem as casas banho!Acreditem!
A Grécia das pequenas vilas fica para a próxima que hoje já escrevi muito.

Sem comentários: